sábado, 5 de abril de 2008

Toni Garrido deixa o Cidade Negra

Após 14 à frente do Cidade Negra, Toni Garrido deixará a banda em julho para se dedicar ao Flecha Black, com quem já fazia shows desde o ano passado. Em sua nova empreitada, o cantor troca o pop e o reggae por uma mistura de rock, soul e funk. A Flecha Black conta com 10 músicos, entre eles Eduardo Lyra, ex-percussionista dos Paralamas do Sucesso.

Em entrevista ao Globo Online, Toni Garrido conta que a banda funciona na base da cooperativa, com o dinheiro dividido em partes iguais entre todos os integrantes. Isso mostra que, pelo menos em tese, sua saída do Cidade Negra não se deu por ganância ou ego, mas sim pela busca de novos rumos artísticos.

Toni Garrido assumiu os vocais do Cidade Negra em 1994, substituindo Ras Bernardo. Com ele, o grupo da Baixada Fluminense incorporou a música pop-radiofônica ao roots-reggae apresentado nos primeiros álbuns e chegou ao estrelato com o lançamento do CD Sobre Todas as Forças, o melhor da carreira, que trazia os hits A Sombra da Maldade, Onde Você Mora e Pensamento, entre outros.

Ao longo dos anos 90 e 2000, a participação de Toni Garrido em projetos paralelos, como o filme Orfeu, de 1997, e os shows com Sandra de Sá e Zé Ricardo, no projeto Música Preta Brasileira, fizeram com que surgissem constantemente boatos sobre sua saída do Cidade Negra. Expectativa confirmada nos dois mais recentes álbuns da banda, Direto e Diversão, ambos gravados ao vivo, com releituras do próprio repertório e covers, respectivamente.

Nenhum comentário: