segunda-feira, 14 de abril de 2008

Marcelo Nascimento ganha domínio “.com.br”

Quem usa o próprio nome como domínio na internet, acoplado ao sufixo “.com.br” – já no inconsciente coletivo do brasileiro – pode-se considerar um felizardo. Por exemplo, se você quiser ir à página dos Titãs, não digite www.titas.com.br, a não ser que deseje ver um monte de links sobre venda de pen drives e audição de músicas da dupla sertaneja Cezar Menotti & Fabiano. Se a intenção é visitar o site da banda de rock, acesse www.titas.net.

Isso acontece porque, no mundo dos domínios de internet, leva quem chegar e comprar primeiro. Não há critério, basta ter uma empresa. Muitas vezes, quem compra o domínio com o nome de uma pessoa ou empresa famosa tem a intenção de revendê-lo por um preço exorbitante. É o chamado cybersquatting, ato que em 2007 cresceu 18% em relação a 2006. Se comparado a 2005, o número de queixas à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) foi 48% maior no ano passado.

A apresentadora Xuxa foi à Justiça para ter o direito de usar o domínio internacional www.xuxa.com, que abrigava cassinos on-line, dicas de viagem, piadas e outros assuntos que nada dizem respeito à apresentadora. Um dos argumentos utilizados por Xuxa, e que convenceu os juízes, foi o de que ela já possui o domínio www.xuxa.com.br e que, por isso, a utilização do endereço www.xuxa.com por outras pessoas poderia causar confusão nos internautas.

O cantor gospel Marcelo Nascimento sofreu problema semelhante ao tentar registrar o domínio www.marcelonascimento.com.br, ainda em 2007. Uma empresa já possuía este e outros domínios ligados a membros de sua família, quase todos músicos. A solução temporária foi inaugurar o site, o primeiro do cantor, sob o domínio www.marcelonascimento.net, já que o “.com” também estava “ocupado” – na verdade, não há nada nesta página senão alguns links sobre música gospel, o que comprova a prática do cybersquatting.

Mas o antigo proprietário do domínio não renovou o registro e Marcelo, esta semana, juntou-se ao seleto grupo dos que usam o “.com.br”. Por enquanto, o site do cantor pode ser visto nos dois endereços, www.marcelonascimento.com.br e www.marcelonascimento.net. Mas, a partir de maio, só o primeiro valerá.

Nenhum comentário: