quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

CRÍTICA DE CD/DVD

Disco: Live in Gdansk
Artista: David Gilmour
Gravadora: Sony-BMG
Cotação: ¯¯¯¯¯ (4 notas)


A esperança de rever a formação original do Pink Floyd numa turnê acabou com a morte do tecladista Richard Wright, em setembro deste ano. Mas Live in Gdansk, gravado em 2006, na Polônia, com uma orquestra local, ao menos resgata a metade do lendário quarteto de rock progressivo. Na época, David Gilmour divulgava o álbum solo On an Island, acompanhado de Wright e outros músicos.

Coincidência ou não, o repertório do CD duplo + DVD Live in Gdansk – primeiro registro ao vivo de Gilmour – também é meio carreira solo, meio Pink Floyd, embora a diferença quase não seja notada. As 10 músicas de On an Island misturam-se como água a clássicos da banda como Breathe, Wish You Were Here, A Great Day for Freedom e Comfortably Numb. Os longos sets instrumentais repletos de efeitos luminosos, seja na recente Take a Breathe ou na floydiana Echoes, com seus 25 minutos, são para matar saudade.

Diferentemente de Roger Waters em In the Flesh, David Gimour preferiu não gravar muitas canções populares do Pink Floyd, a exemplo de Time, Money e Another Brick in the Wall Pt 2. Elas fazem falta, mas a ausência é amenizada com o virtuosismo e a presença de palco de Gilmour. A orquestra Filarmônica-Sinfônica do Báltico é mera coadjuvante para sua guitarra, que reina soberana em meio às dezenas de músicos do palco, num show histórico. Agora resta esperar que a turnê deste álbum venha ao Brasil.

Nenhum comentário: