Quando foi criada, nos anos 1980, a MTV revolucionou a indústria fonográfica. As músicas ganharam apelo visual e os videoclipes passaram a ter importância tão grande quanto os singles enviados para as rádios.
Duas décadas depois, na era da Web 2.0, o modelo tornou-se obsoleto. Derrotada pelo YouTube – onde pode-se assistir a qualquer vídeo, em qualquer momento – a Music Television jogou a toalha e decidiu que, a partir de 2007, reduziria drasticamente a quantidade de clipes exibidos.
Agora vem o contra-ataque, dentro da velha máxima de que “se não pode vencê-lo, junte-se a ele”. O recém-lançado site MTV Music reúne parte do gigantesco acervo de clipes da emissora, com sistema de busca por artista ou música.
Como no YouTube, o usuário pode dar nota para os clipes, fazer comentários, copiar o link para publicá-los em seu site ou blog e, é claro, postar seu próprio vídeo. Cada música ainda traz o nome do álbum em que foi registrada, a gravadora, o diretor do clipe e o gênero musical.
O site vem com o sugestivo subtítulo de “I want my MTV”, que é um trecho da música Money for Nothing, do Dire Straits, símbolo daquela época em que emissora tinha papel crucial na definição do que se tornaria sucesso ou fracasso.
Aliás, o clipe de Money for Nothing (veja abaixo) é um dos destaques da home page do site, junto com outras relíquias, como Take on Me, do A-Ha, Sledgehammer, de Peter Gabriel, e Welcome to the Jungle, do Guns ‘n’ Roses. É para matar a saudade, mas com os dois pés no presente.
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